Mudando a fonte de exibição no Razr D3
- Thaisa Personalização ROOT Tutorial
Alterar esse detalhe no visual do Motorola Razr D3 é uma tarefa delicada. A Samsung utiliza o mesmo arquivo de fonte para tudo em seus smartphones com Android; já o D3 utiliza vários arquivos diferentes. Aplicativos destinados à alteração da fonte (como o iFont) vão funcionar perfeitamente em um Samsung mas no D3 substituirão apenas um arquivo, Roboto-Regular.ttf, resultando em uma personalização limitada apenas à interface do Android e a alguns aplicativos.
Para a alteração ser quase completa no D3 (englobando a maioria dos aplicativos – com exceção do discador – como Gmail, relógio e determinados menus personalizados) é necessário ter acesso root no aparelho, algum gerenciador de arquivos instalado (utilizei o Root Explorer – download aqui) e proceder às seguintes etapas:
1. Montar o diretório /system/fonts como R/W (leitura e gravação).
2. Substituir 13 arquivos, todos localizados em /system/fonts. São eles:
- AndroidClock.ttf;
- AndroidClock_Highlight.ttf;
- AndroidClock_Solid.ttf;
(essas três fontes – destinadas à exibição do relógio – são exatamente a mesma; selecionei a Roboto-Regular.ttf já personalizada, copiei três vezes e renomeei com esses nomes)
- Roboto-Bold.ttf;
- Roboto-BoldItalic.ttf;
- RobotoCondensed-Bold.ttf;
- RobotoCondensed-BoldItalic.ttf;
- RobotoCondensed-Italic.ttf;
- RobotoCondensed-Regular.ttf;
- Roboto-Italic.ttf;
- Roboto-Light.ttf;
- Roboto-LightItalic.ttf;
- Roboto-Regular.ttf.
Esses arquivos devem ser substituídos pelos arquivos da fonte desejada, que já devem estar RENOMEADOS, tendo EXATAMENTE o mesmo nome dos arquivos originais. Dessa forma é mantido o padrão do Android e as alterações são aplicadas corretamente, evitando erros/bricks/boots infinitos.
3. Alterar as permissões desses 13 arquivos recém-copiados.
- Para LEITURA, habilitar: PROPRIETÁRIO, GRUPO e OUTROS;
- Para GRAVAÇÃO, habilitar: PROPRIETÁRIO.
4. Reiniciar o aparelho.
O procedimento feito corretamente não oferece riscos. No entanto, um errinho é o bastante para resultar num aparelho em boot infinito. Comigo isso aconteceu duas vezes. Nesse caso não tem jeito, só flasheando a ROM para trazer o aparelho de volta à vida.
Links que me ajudaram no processo:
- http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1847203 – tutorial em inglês explicando passo a passo como alterar as fontes;
- http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2398785 – muitos arquivos de fontes disponíveis para download gratuito, todos já renomeados para o padrão do Android.
Algumas telas capturadas do meu D3 já com a alteração (fonte utilizada: Cocoon):
Até a próxima!
0 comentários :